13 de junho de 2015

Sobre incompetência humana e vazamentos pré-E3

Antes de começar pra valer o post, preciso pôr uma coisa pra fora.

Com sua licença.

Ahem.

PUTA QUE PARIU, NINTENDO, É TÃO DIFÍCIL ASSIM SEGURAR UMA PORRA DE UM UPDATE DE SOFTWARE POR DOIS DIAS? QUARENTA E OITO HORAS! DOIS MIL OITOCENTOS E OITENTA MINUTOS! CENTO E SETENTA E DOIS MIL E OITOCENTOS SEGUNDOS! CARALHO! ISSO NÃO É NADA! PUTA MERDA! SÓ SEGURAR UM POUCO O ARQUIVO ANTES DE SUBIR NO SERVIDOR, CACETARALHO! TÁ ACHANDO QUE TÁ QUANDO? EM 490 A.N.E., ONDE O MELHOR MEIO DE PASSAR UMA INFORMAÇÃO ERA MANDAR UM CARA CORRER 42 QUILÔMETROS ATÉ ATENAS? TÁ ACHANDO QUE É L. RON HUBBARD E QUE TÁ FALANDO COM UM MONTE DE IMBECIS QUE NÃO POSSUI A CAPACIDADE DE FUÇAR O QUE VOCÊ PUBLICA? NÃO, CACETE! BEM VINDA À PORRA DO SÉCULO XXI! ONDE FÃS DEDICADOS, HÁBEIS E COM MUITO TEMPO LIVRE CONSEGUEM ABRIR UM ARQUIVO DE UPDATE E ACHAR OS PERSONAGENS NOVOS DE SMASH! NO ARQUIVO DE UPDATE! QUE VOCÊ MESMA SUBIU! VOCÊ, NINTENDO! NÃO DAVA PRA ESPERAR ATÉ AMANHÃ PRA SUBIR ESSA PORCARIA? HEIN? HEEEEIN? HEEEEEEEEEEEEEIIIIINNNNNN? CARALHO! CACETE! PORRA! CU! MERDA! BOSTA! COCÔ! XIXI! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!!!

[Respira fundo]

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHH!!!!!!

[Suspiro]

Hunf.

Porra.

Agora, o assunto deste post


Para quem não está sabendo, a informação de que o Roy de Fire Emblem e o Ryu de Street Fighter vão ser os próximos personagens adicionados a Smash Bros 4 vazou hoje, estragando toda e qualquer surpresa que o Nintendo Direct especial de Smash Bros de amanhã pudesse nos trazer.

Sem querer desmerecer o pessoal de Street Fighter 5, mas este Ryu tá mais legal.
Quer dizer, a não ser que tudo isso seja uma isca gigantesca para nos distrair dos outros personagens que vão ser adicionados, o Professor Layton e o Chrono de Chrono Trigger (deixem-me sonhar). Mas duvido muito, acho que tudo o que acharam no arquivo de update vai ser todo o conteúdo do Direct de amanhã.

E eu tô muito puto com isso.

Não sei se deu pra perceber.

Sim, eu sei que não foi o único vazamento de informação que aconteceu nesta E3. Imagina, nem foi o único relacionado à Nintendo. Aliás, se tem uma coisa que acontece muito hoje em dia é informação vazar antes da hora, já que existe essa rede mundial de computadores trocando dados pela super-estrada da informação, permitindo que saibamos de tudo antes da hora.

Sim, eu também sei que parte do problema é justamente gente que nem eu, impaciente e ansiosa por qualquer informação, criando uma demanda para esses vazamentos e um incentivo para os “vazadores” (aqueles que vazam a informação).

Sim, foi um erro de alguém, e errar é humano. Essa é uma das maiores lições que a vida nos ensina mas que nunca aprendemos direito, que todos nós fazemos cagadas homéricas de vez em quando e por isso que temos que ser compreensíveis com os outros, pois a próxima burrada épica pode ser nossa. Aprender a se perdoar quando fizer uma dessas tontices crônicas também é parte disso, e que ainda não aprendi também, aliás.

E sim, essa burrada é minúscula no grande esquema geral das coisas, afinal ninguém foi REALMENTE prejudicado, nem mesmo a Nintendo, já que todo mundo que ia ver o anúncio amanhã vai ver ele de qualquer jeito. Eu sei que eu vou.

Eu sei disso tudo que eu acabei de listar.

Mas ainda assim.

Ainda assim eu estou muito puto. Eu sei que eu não devia, mas eu estou.

Porque isso me lembra de como organizações podem ser incompetentes.

Hora da historinha


Por mais que algum dia eu queira falar que meu trabalho é escrever, meu trabalho ainda é programar, por isso a maior parte dos exemplos vai ser baseada em programação.

Hoje em dia eu sou freelancer, mas já fui empregado de diferentes empresas. Mais em pequenas e médias empresas, a maior empresa em que já trabalhei devia ter uns 50 funcionários, se muito. Por isso não sei se minha experiência pessoal realmente serve como paralelo com empresas grandes de videogames, como a Nintendo, mas imagino que sim, pois estou falando de algo que existe em todo lugar.

A incompetência humana.

Em todos os lugares que eu já trabalhei eu tive que lidar com ela, seja de colegas, seja a minha.

Gente que não segue o padrão usado para nomear arquivos. Gente que não comenta o código. Gente que não limpa o cache antes de testar um site. Gente que baixa código pronto da internet e põe de qualquer jeito no produto, quebrando-o. Gente que manda o arquivo errado para o cliente. Gente que salva em cima do seu arquivo. Gente que não cumpre prazo direito.

Puta merda.

É enlouquecedor.

Inclusive, esse foi um dos grandes incentivos para eu virar freelance, ter que lidar com menos gente mexendo no meu trabalho.

– Sim, gente incompetente é um saco, Vitor, mas o que isso tem a ver com o vazamento de informações pré-E3? – Pergunta você, leitor que quer me ajudar a ligar os dois assuntos no texto.

Simples.

Quando eu vi o vazamento de Smash, eu me coloquei no lugar do funcionário da Nintendo que preparou o update do jogo que provavelmente ia subir assim que o Direct terminasse.

O cara que ficou preparando tudo bonitinho para que os jogadores pudessem comprar os personagens novos e passar o domingo jogando.

O cara que ficou testando tudo, e que ainda ficou coordenando tudo para que nenhuma informação a mais vazasse.

O cara que fechou o arquivo e passou para o pessoal do servidor, com a seguinte mensagem: “Subir amanhã depois do Direct.”

O cara que recebeu em seguida um email com a seguinte mensagem: “Pronto, update no ar.”


E me lembrei de todas as vezes que eu vi um colega meu fazer uma cagadas dessas.

E senti toda a dor que ele sentiu.

E eu me enchi de raiva e comecei a gritar com o mundo e a escrever este post.

E eu só percebi que era isto que estava me irritando tanto enquanto eu escrevia este texto. Por isso até que este final e o começo dele estão meio desconexos, mas não estou com paciência para arredondá-lo, principalmente porque tenho que subir ele hoje, senão perde o propósito.

E o pior é que não adianta tomar uma decisão drástica tipo demitir o néscio que fez isso ou impôr uma fiscalização maior pra cima de cada etapa do processo da empresa, por mais que isso seja o que sustenta coisas como a organização ISO.

Porque errar é humano. Alguém vai cagar em algum momento. Sempre.

Até mesmo antes da E3. Quando o aspecto mais importante de tudo é justamente controlar a disponibilidade da informação para o público.



Caralho, estou com vontade de gritar de novo.

Conclusão


Gente incompetente tem em qualquer lugar, até em empresas de videogame.

Nós devíamos aprender, enquanto seres humanos, a perdoar mais os erros dos outros e os nossos.

Mas, puta que pariu, isso irrita.

E eu tinha que descarregar isso.

Obrigado.

Links


Ryu, Roy leaked for Smash Bros. Wii U, 3DS (Nintendo Everything)

Nenhum comentário:

Postar um comentário